quarta-feira, 1 de abril de 2009

O Buraco do Tatu e A Vaca no Muro.

Quando eu era pequena (sim, um dia eu fui pequena), a sala de casa tinha um daqueles sofás de canto. Mas no canto da parede, em vez de mais uma almofada, havia uma espécie de baú, quadrado, com 1m de largura, 1m de comprimento e uns 50cm de profundidade – isso pelo que me recordo. Lá era, segundo meus irmãos mais velhos, o temido “Buraco do Tatu”. Soube que malcriações e desobediências davam direito ao passaporte do terror: ser trancada lá, no Buraco do Tatu. E eu, com meus imponentes 4 ou 5 anos, morria de medo de ir parar lá, mesmo sabendo, no fundo, no fundo, que aquele espaço servia apenas para guardar – leia-se salvar dos ataques dos nossos 18 gatos de estimação – os novelos de lã que minha mãe usava para tricotar.

Ah, esses irmãos mais velhos... também me assustavam com gritos de “Olha a vaca no muuuro” ao me deixarem presa no quintal. Engraçado que hoje lembro que imaginava uma horrenda vaca escura (será parente do boi da cara preta?), me olhando de forma ameaçadora, de cima de um muro de 3m de altura. Nunca me perguntei como poderia ela ter chegado ali. É, não basta ser irmão, tem que ser cruel.

Mas crueldade maior era me dizer que tinham matado aquela barata que vi no meu quarto, sendo que, na verdade, ela tinha se escondido atrás de algum móvel que tiveram preguiça de arrastar. Eu voltava, agradecida e tranqüila, ao meu quarto e, quando menos esperava, lá estava ela, a barata, me enfrentando novamente. Quanta raiva me fizeram passar... Pior que EU era a mais nova, tinha CINCO irmãos pra me atormentar. Éramo seis... até que... minha mãe anunciou que estava grávida. Ufa, daqui algum tempo o alvo ia mudar! E assim foi. O Buraco do Tatu não estava mais lá, pois já tinham trocado o sofá.

Mas irmão mais velho é criativo, né... transformaram a estátua do bandeirante Borba Gato, na Av. Santo Amaro, no temido “Carlão”. Ok, um “homem” daquele tamanho com uma espingarda na mão realmente assusta mais que um baú. Tanto que meu irmão mais novo – traumatizado, talvez - criou no Orkut a comunidade “Eu tenho medo do Borba Gato”. E a vaca no muro... ah, essa nunca saiu de lá!

4 comentários:

  1. Só tenho uma coisa a dizer: você esqueceu de mencionar a sua IRMÃ recém descoberta.

    feio, muito feio.
    A vaca tá no muro.

    ResponderExcluir
  2. Isso é assunto pra um outro post..... hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Quando eu tinha essa idade gostava de me esconder atrás de uma cortina na lavanderia onde meu irmão guardava o capacete...era o canto mais assustador da casa! heheheh

    ResponderExcluir
  4. Eu realmente ainda estou pensando sobre como raios uma vaca poderia ir parar em cima de um muro.Hahaha
    Os medos infantis merecem um estudo aprofundado e a crueldade de irmãos mais velhos também. Mas eu - apesar de ser irmã mais velha - também cultivei medos de infância. Um deles (tão ridículo) era o "gorila mijão", um macaco imenso com o qual eu sonhava quando fazia xixi na cama! Hahaha.

    Belo texto, cara pálida.

    ResponderExcluir